Diabetes Você Pode Evitar

[...] As peças-chave para a prevenção do diabetes tipo 2 são simples. Por mais que os médicos repitam isso, no entanto, a mudança no estilo de vida, fundamental para a prevenção e sucesso no tratamento, ainda é uma tarefa complicada. Prevenir a doença passa por uma alimentação equilibrada, evitando o abuso de doces e gorduras, e a prática de exercícios físicos regularmente. Uma dieta rica em fibras e com menor quantidade de gorduras (óleos, creme de leite, manteiga) é a recomendação principal da Sociedade Brasileira de Diabetes. No item exercícios físicos, a prática quatro vezes por semana até 40 minutos de caminhada, por exemplo, é indicada. E lembre-se: ao fazer isso você estará prevenindo outras doenças importantes, como as cardiovasculares, osteoporose etc.

Se todos esses motivos já são suficientes para ficar atento, vale lembrar que outros riscos como massa corpórea e predisposição genética também contribuem para a doença.

“Pessoas com índice de massa corpórea superior a 30 são fortes candidatas ao diabetes. E, se você tem alguém na família com a doença, é preciso estar sempre atento aos riscos e fazer exames rotineiros”, lembra Fraige Filho.

O diabetes, como doença que mais mata no Brasil, é uma das principais responsáveis por complicações cardiovasculares que normalmente terminam em infarto e derrame (veja quadro: Epidemia mundial). Quando não controlada adequadamente, também pode levar à cegueira e amputações. “Estamos falando de um mal que já atinge 177 milhões de pessoas no mundo”, lembra Fraige Filho. E, segundo estimativa da Federação Internacional de Diabetes para 2025, é de que esse total chegue a 330 milhões de portadores no mundo. Com todas essas projeções não é de se admirar que o foco principal dos programas de prevenção esteja justamente no binômio atividade física x controle do peso.

          (Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/56/artigo67906-1.asp)

 

2- Com base no texto, para a prevenção do diabetes é necessário:


A)-Uma alimentação saudável com bastante fibra e poucas gorduras acompanhado de exercícios físicos regulares.


B)-

Uma alimentação saudável com bastante fibra e muita gordura acompanhado de muito pouco exercício físico.


C)-

Pouco exercício físico, uma alimentação com bastante carboidratos e caminhar todos os dias.


D)-

 Uma alimentação fora dos padrões indicados, pouco exercício físico e muita fibra.


E)-

Uma alimentação saudável com bastante fibra e poucas gorduras acompanhado de exercícios físicos muito intensos.