A Doença Arterial Coronariana se caracteriza por uma obstrução das coronárias como conseqüência de uma placa de gordura que se forma no seu interior. Esse processo é conhecido como aterosclerose e tem como principal conseqüência o infarto. O mais importante, a saber, é que, na maior parte dos casos, a DAC não aparece de uma hora para outra, mas é reflexo de uma exposição constante aos chamados fatores de risco.

(Fonte:http://www.treinototal.com.br/revista/2009/08/28/exercicio-fisico-musculacao-aterosclerose/)


A)- O sedentarismo é uma das principais causas da aterosclerose, pois a falta de exercícios contribui para o desenvolvimento da placa de gordura nas coronárias.


B)-  Os principais fatores de risco da aterosclerose são: o cigarro, a diabete, a hipertensão arterial, a desnutrição, os altos níveis de colesterol, a dieta rica em fibras e os antecedentes familiares.


C)- As pessoas que não correm risco algum de desenvolver a doença são as que normalmente mantêm uma vida sedentária, já que a aterosclerose é condicionada pela prática excessiva de exercícios físicos.


D)-Entre os sintomas da doença pode-se destacar: dilatação dos vasos sanguíneos, tosse, dor no peito, falta de ar, febre e profundas dores de cabeça.


E)-  Para o tratamento da aterosclerose não é recomendável a prática de exercícios físicos, já que esses contribuem para o aumento das placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias.